Documentário sobre polvos omite estudo pioneiro do Brasil, causando polêmica na mídia internacional
Pesquisa brasileira sobre comportamento de polvos foi destaque em estudo global, mas não aparece em apresentação da NatGeo, levantando debates sobre reconhecimento científico
Uma pesquisa pioneira brasileira sobre os sonhos de polvos foi omitida em uma apresentação do National Geographic, gerando questionamentos sobre o reconhecimento das contribuições científicas na região.
Recentemente, uma polêmica envolvendo a divulgação de estudos científicos sobre polvos ganhou destaque na mídia internacional, após uma apresentação do National Geographic Museum of Exploration, em Washington, DC. Segundo informações de Tatiana Leite, uma bióloga que visitou a exposição, a apresentação intitulada "Os Polvos Sonham?" citava a pesquisadora australiana Alexandra Schnell, mas omitia a contribuição de um estudo pioneiro realizado no Brasil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
De acordo com a própria Leite, a ausência do estudo brasileiro não foi confirmada oficialmente pelo museu ou pelo NatGeo, porém ela destacou que a situação reforça uma questão recorrente na ciência: o reconhecimento de descobertas feitas fora dos grandes centros de pesquisa internacionais. Ainda segundo ela, a pesquisadora Schnell teria comentado, uma semana após a publicação do estudo brasileiro, sobre a pesquisa da UFRN, o que demonstra que a descoberta brasileira é relevante, mas acabou sendo ignorada na apresentação que a mencionou como pioneira no tema.
O estudo, ainda não confirmado oficialmente por fontes independentes, aborda aspectos do sono e do comportamento de polvos, temas que vêm ganhando atenção na comunidade científica. Pesquisas anteriores já indicam que esses moluscos apresentam fases de sono semelhante ao sono REM dos mamíferos, incluindo movimentos oculares rápidos e mudanças de cor na pele, além de ciclos de sono tranquilo e ativo. Na fase de sono tranquila, com duração média de 415 segundos, o polvo fica relaxado e pálido. Na fase ativa, que dura cerca de 41 segundos, suas cores mudam rapidamente, e seus olhos se mexem, o que lembra a atividade do sono REM de humanos. Apesar das analogias, não há confirmação de que eles sonhem ou tenham experiências de memórias como os humanos.
O que preocupa a pesquisadora Tatiana Leite, segundo ela mesma, é o fato de a pesquisa brasileira ter sido omitida de uma apresentação com grande impacto internacional, o que pode dificultar o reconhecimento da ciência regional no cenário global. Ainda não há uma resposta oficial do NatGeo ou da universidade responsável pela pesquisa brasileira. A questão levanta um debate importante sobre a divulgação coerente e justa das contribuições científicas de diferentes regiões do mundo, especialmente em contextos onde centros de pesquisa fora das capitais ou grandes universidades muitas vezes enfrentam dificuldades de visibilidade.
Enquanto aguarda uma posição oficial, a história reforça a importância de dar o devido crédito às descobertas feitas no Brasil e em outros países fora do eixo principal da ciência mundial. Como disse Marcellus, o polvo gigante do documentário: "Humanos. Em sua maioria, vocês são monótonos e desajeitados. Mas, ocasionalmente, podem ser criaturas extraordinariamente brilhantes". Resta saber se a comunidade científica e as grandes instituições internacionais vão reconhecer futuramente a contribuição brasileira nesse campo que ainda promete muitas descobertas.
O que sabemos?
- Uma pesquisa pioneira brasileira sobre sono de polvos foi omitida em apresentação do NatGeo.
- Tatiana Leite, bióloga, observou o apagamento na exposição em Washington, DC.
- Estudo brasileiro aborda fases de sono em polvos, similares ao sono REM dos mamíferos.
- A pesquisa confirma que polvos têm ciclos de sono tranquilo e ativo, com movimentos que lembram sonhos.
- A omissão reforça o desafio do reconhecimento de descobertas científicas de regiões fora dos centros tradicionais de pesquisa.
Fontes
- Folha de S.Paulo imprensa





